Salada – 8 dicas para torná-la irresistível

Salada tropical da Lili

Até hoje me lembro da sensação de, ainda menina (e gordinha – a esse ponto você deve ter reparado que eu realmente gosto de comer, rsrs), colocar aquela folhona de alface dobradinha na boca, mentalizando algo como “Vamu comer esse negócio, Lili! Faz bem pra saúde, ajuda a emagrecer”, blábláblá. Só sei que, com algum custo, acabei “aprendendo” a comer salada. Introduzi isso como hábito, como lá minha porção diária sem cerimônia e fim. Mas  quando comecei a cozinhar pra outras pessoas, percebi que comer salada é um martírio pra muita gente, inclusive pro maridinho… Daí em diante, sempre que faço um prato especial, quando recebemos alguém em casa ou mesmo quando quero dar uma força pro pessoal de casa que não é chegado em comer “mato”, dou uma atenção especial à saladinha. Com alguns cuidados descritos nas dicas abaixo, juro que já arranquei elogios rasgados às minhas saladas  numa mesa cheia de coisa gostosa e gordinha, inclusive de gente que tinha acabado de declarar com fé: “não como salada” (coajo as pessoas, colocando um prato como esse da foto na frente de cada uma que senta à mesa – até hoje 100% ficou sem graça de nem provar, tentou e comeu). E não é necessário nenhum talento especial pra isso. Basta experimentar, usar e abusar da criatividade, para criar saladas que vão roubar a cena na mesa da sua casa! Abaixo vão algumas dicas de como fazer isso:

8 dicas para tornar sua salada irresistível

  1. Faça porções individuais, empratadas. As pessoas tendem a comer a porção toda e, portanto, mais do que comeriam se fossem colocar em seu próprio prato.
  2. Escolha um prato ou tigela legal para montar a salada. A primeira impressão é a que fica.
  3. Opte por ingredientes de cores variadas e chamativas.
  4. Brinque com frutas, frescas ou secas, e outros ingredientes adocicados (exemplos: manga, morango, figo fresco ou seco, damasco seco, mel).
  5. Coloque sempre alguma coisa crocante, como linhaça, castanhas, croutons ou torradas.
  6. Faça um molho de salada diferente, mesmo se não puder abusar das calorias (veja em seguida algumas receitas).
  7. Sempre sirva a salada temperada: muita gente deixa de comer por pura preguiça ou por não gostarem do jeito que temperam. Mas tempere apenas imediatamente antes de servir, para os ingredientes não murcharem.
  8. Disponha os ingredientes da forma mais bonita e apresentável que conseguir.

Agora é só criar a sua salada e contar pra gente o resultado. Mande sua receita e a foto no nosso e-mail (menudalili[a]gmail.com).

Algumas sugestões de molho…

1) Molho de mostarda e mel

Misture 1 colher de sopa de mostarda (de preferência dijon), 1 colher de chá de mel, 1 colher de sopa de molho shoyo, 1 pitada de orégano, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 pitada de sal, 1 colher de chá de vinagre, 3 colheres de sopa de água.

2) Molho de iogurte com hortelã

Misture 4 colheres de sopa de iogurte natural ou coalhada, acrescente as folhas de um ramo de hortelã (bem picada), adicione 1 colher de chá de azeite e sal a gosto. Se quiser, acrescente um pouco de creme de leite ou mesmo leite, para suavizar a acidez do iogurte e tornar o molho mais líquido.

3) Molho balsâmico com ervas

Misture 2 colheres de sopa de aceto balsâmico, 1 colher de sopa de água, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de shoyo, 1 dente pequeno de alho espremido, uma colher de sopa de cebola picada bem pequena, ervas secas (ex. tomilho, alecrim, orégano), salsinha e cebolinha frescos, bem picados.

4) Molho tártaro

Misture 3 colheres de sopa de maionese (pode até ser light), 1 colher de sopa de mostarda amarela comum, 1 colher de chá de ketchup, 1 colher de sopa de cebola bem picada, 1 picles de pepino bem picado, sal a gosto.

Para arrasar, sirva sua salada dentro de um ANEL DE BRIOCHES.

Compartilhe
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

2 comentários em “Salada – 8 dicas para torná-la irresistível

  1. Pingback: Molhos para salada - Menu da LiliMenu da Lili

  2. Pingback: Acompanhamento para salada - anel de brioches - Menu da Lili

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *