Bolo cuca de banana

bolo-de-banan-menu-da-liliEsse bolo cuca de banana é um curinga para resolver maravilhosamente aquele problema de excesso de bananas maduríssimas. Todo mundo que cuida da cozinha sabe bem que administrar a geladeira e a dispensa é fundamental. Não é nada fácil manter tudo abastecido para garantir uma boa variedade de ingredientes perecíveis e não perecíveis e ainda assim evitar o desperdício. Morro de dó de jogar comida fora e procuro sempre aproveitar tudo da melhor forma. E uma das coisas mais complicadas de administrar é a tal da banana, não é?! Não pode faltar, mas vira e mexe tá verde e de repentejá tá passando do ponto. Da próxima vez que tiver umas bananinhas querendo estragar, não deixe de fazer esse bolinho. É rápido, fácil e quanto mais madurinhas estiverem as bananas, mais saboroso ele ficará. Dá pra fazer sem a cuca por cima, se não quiser um bolo muito calórico, e também dá pra adicionar uns ingredientes mais sofisticados (nozes e passas) para um bolo mais elaborado. Então vamos ao que interessa, antes que essas bananas estraguem! rsrs.

Links para navegação rápida:

Ingredientes

Para a massa:

– 3 ovos
– 2 xícara de farinha de trigo
– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de óleo
– 1/2 xícara de leite integral
– 1 c.c (colher de chá) de canela em pó
– 1 colher de sopa rasa de pó royal
– 3 bananas grandes maduras
(opcionais, para um bolo mais elaborado)
– 1/4 xc de nozes picadas grosseiramente
– 1/4 xc de uvas passas
– 1 maçã descascada e picada em cubinhos (opcional – acrescenta mais textura ao bolo)

Para a cuca (farofa crocante):

6 colheres rasas de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa cheias de manteiga amolecida (deixe por 30 minutos fora da geladeira) ou margarina
1 colher de sopa de canela em pó

Modo de fazer:

Faça primeiro a farofa (cuca). Coloque todos os ingredientes “para a cuca” numa tigela e amasse com a ponta dos dedos, até formar uma farofinha meio homogênea (cuide pra que não fique com pedaços grandes de manteiga). Reserve.
Numa outra tigela, junte os ovos, farinha, açúcar, óleo e o leite e bata por alguns minutos (o ideal é uma batedeira ou mixer com o batedor de claras, mas confesso que já fiz esse bolo na mão mesmo, por pura preguiça de sujar a batedeira, e dá certo, basta mexer tudo vigorosamente, até ficar homogêneo). Amasse as bananas com um garfo, despeje sobre a massa, adicione a canela e bata mais um pouco. Se for usar os ingredientes opcionais, acrescente-os nessa hora. Coloque o pó royal e misture delicadamente.
Coloque a massa numa assadeira média (untada e enfarinhada), espalhe bem e dê umas batindinhas com o fundo da assadeira sobre um pano, para ficar bem retinho. Espalhe por cima a farofa, esfarelando com os dedos e procurando manter a mesma espessura sobre todo o bolo. Leve ao forno (205º) e asse até que a farofa fique douradinha e o meio esteja bem assado (faça o teste espetando o palito de dentes bem no meio). Sirva preferencialmente quente.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *