Crocante de castanhas

O crocante de castanhas, chamado praliné, é um curinga. Pode ser usado para incrementar qualquer sobremesa (gosto muito de usar na mousse de chocolate) ou simplesmente para incrementar um sorvete, que fica super especial. Essa receita é feita com a castanha do pará, mas pode ser substituída por nozes, amêndoas, macadâmia, castanha de caju ou mesmo o amendoim.

Links para navegação rápida:

Ingredientes:

– 100g de castanhas do pará torradas e picadas

– 1 1/2 copo americano de açúcar

– manteiga para untar

 

Modo de fazer:

– Pique as castanhas e deixe-as à mão, reservadas.

– Prepare uma superfície para espalhar o crocante, de preferências o mármore da piam untando com manteiga (se não tiver pia de mármore, use uma bandeja forrada com papel manteiga untado).

– Leve o açúcar ao fogo médio-baixo, para que derreta completamente. Mexa sempre, para não queimar as beiradas e vá apertando os grumos com a colher, para dissolvê-los completamente. Assim que o açúcar derreter completamente (não espere a calda escurecer).

– Jogue as castanhas picadas, misture rapidamente para não queimar e coloque as castanhas açucaradas sobre a superfície untada, espalhando e aplainando com a colher. Deixe esfriar completamente.

– Para quebrar o crocante em pequenos pedaços, envolva-os em um pano de prato bem limpo e triture com uma colher de pau ou martelo de carne.

Print Friendly, PDF & Email

Um comentário em “Crocante de castanhas

  1. Pingback: Mousse de chocolate - Menu da LiliMenu da Lili

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *