Frango ao creme de milho

frango_ao_creme_reduzidaO frango ao creme de milho é uma receitinha simples, do dia-a-dia, mas muito saborosa. Surgiu como um “casamento às pressas”, que acabou dando muito certo (pode?! rsrs). Um belo dia, correndo com o almoço (pra variar), descobri que não ia dar tempo de grelhar peito de frango, fazer salada, refogar alguma coisa e preparar um creme de milho, que eu tava morrendo de vontade de comer. Resultado: grelhei o frango numa panela anti-aderente grande e fiz o creme de milho direto, ali mesmo. Ficou bom demais! Os líquidos do creme deglaçam aquele fundo da panela, misturando o tempero e os pedacinhos do frango que estavam grudados ao molho, que além de mais gostoso adquire uma cor um pouco mais “morena”. Hummmmm. Vale acrescentar que a receita admite duas versões, uma mais leve e menos calórica (sem creme de leite, mas ótima, é a da foto e a que eu costumo fazer), e outra mais cremosa, brilhante e mais gordinha, claro. Vamos a elas?

Links para navegação rápida:

Ingredientes:

– 1 peito de frango desossado (cortado em tiras)
– 2 sachês/latas de milho verde, com o líquido
– 800ml (4 xícaras) de leite integral (ou 400ml + 2 caixinhas de creme de leite)
– 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo (se for usar o creme de leite, use apenas 1 colher)
– 4 colheres de sopa de conhaque ou rum
– 1 cebola picada em cubos
– 4 dentes de alho picados
– cebolinha verde
– azeite, sal e pimenta
– folhas de 1 galhinho de alecrim fresco, picado finamente (opcional)

Modo de fazer:

Espalhe o peito desossado inteiro numa tábula, aplainando o quanto possível, para ficar meio achatado. No sentido da diagonal das fibras da carne, corte bifinhos não muito largos (a altura do peito aplainado será a largura dos bifinhos, que então ficará com uns 4 a 5 cm de largura), fazendo tiras de 1 a 1,5 cm de espessura. Corte as tiras muito longas ao meio, para facilitar. Não é necessário temperar os bifes.

–  Numa panela grande, de preferência anti-aderente, refogue o alho e cebola no azeite. Grelhe os bifinhos de peito, mesmo sem sal, apenas até que fiquem dourados. (Se for usar o alecrim, acrescente as folhas agora, bem picadas).

– Coloque o conhaque/rum e mexa bem, para desgrudar o fundo.  Abaixe o fogo e acrescente metade do leite.

– Enquanto isso, bata o líquido dos 2 sachês de milho e o conteúdo de apenas 1 deles, no liquidificador ou com o auxílio de um mixxer (reserve o milho inteiro de uma das latas). Acrescente esse creme amarelo e o milho inteiro que você reservou à panela, mexendo bem. Tempere com sal, pimenta do reino.

– Dissolva bem a farinha na outra metade do leite, e peneire esse líquido diretamente sobre a panela (com o fogo baixo), mexendo bem. Após levantar fervura, cozinhe por pelo menos 3 minutos, corrija o sal e acrescente a cebolinha picada. Se for usar o creme de leite, acrescente as 2 caixinhas nessa hora e desligue logo que começar a ferver. Se não for usar o creme, veja se o ponto do creme está bom, acrescentando um pouco mais de leite se achar que está muito grosso ou cozinhando um pouco mais em fogo baixo, se preferir mais espesso.

Sirva com arroz (se não estiver preocupado com as calorias, batata palha vai bem) e legumes de sua preferência.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *