Paprika Schnitzel

small-90e9232509-reduzirfotos-com A Paprika schnitzel é uma receita típica alemã e nada mais é do que um bife à milanesa feito preferencialmente com carne de porco e coberto com um molho a base de creme de leite e páprica. Como uma boa comida alemã, não poderiam faltar as batatas. Muito usadas nos pratos típicos de países frios e que historicamente enfrentaram períodos longos de guerra e fome (por ser de fácil cultivo, durável e rica em carboidratos), a batata acompanha bem esse prato e muitos outros, embora seja pouco usada por aqui, já que em geral nós brasileirinhos não dispensamos o bom e velho arroz branco. Vai bem servir junto um chucrute (uso a marca Hemmer, escorrendo bem o caldo da conserva e refogando com bacon bem fritinho e maçãs picadas em pedaços minúsculos), que não fiz mesmo por falta de tempo. Sobre a carne, gosto muito mais de usar a parte do pernil do porco, completamente limpa de gorduras e cortada em bifes de pouco menos de 1cm de espessura, ideal para garantir que a carne cozinhe bem e ainda assim fique suculenta. Lá vai a receitinha:

Links para navegação rápida:

Ingredientes:

Para os bifes e batata na manteiga:
– 500g de bifes de pernil de porco, completamente livres da gordura
– 2 xícaras de farinha de rosca (prefiro guardar uns 3 a 4 pães franceses até que endureçam e ralar na hora, para garantir que a farinha esteja bem crocante)
– 1 ovo batido, temperado com sal, pimenta do reino e uma boa pitada de cominho em pó
– óleo para fritar (pelo menos até cobrir a frigideira uns 5mm – ou joga óleo lá sem dó! Eu sou neurótica com frituras, então ponho o mínimo necessário)
– 6 batatas médias cozidas com casca
– manteiga
– alecrim fresco
Para o molho
– 1 lata de creme de leite
– 2 colheres de sopa de páprica doce em pó
– 1 colher de chá de páprica picante em pó
– sementes de coentro
– sal a gosto
– leite integral para corrigir o ponto do molho

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas inteiras, por aproximadamente 8 minutos, em água fervente. Enquanto isso, prepare o molho. Misture na frigideira o creme de leite, as pápricas e as sementes de coentro, coloque sal e cozinhe até começar a ferver. Prove e se achar que ficou muito espesso, acrescente pouco a pouco leite integral, para deixar mais fluído. Reserve.small-0e2c0373d8-reduzirfotos-com

Descasque as batatas, corte em fatias de pouco menos de 1 cm, tempere com sal. Derreta manteiga a gosto na frigideira e passe as batatas cozidas, dos dois lados, até que dourem, cuidando para não quebrar. Polvilhe com um pouco de alecrim fresco picado.

small-4b8ddcbcd2-reduzirfotos-com

Prepare os bifes. Bata um ovo e tempere com sal, pimenta e um pouco de cominho em pó. Passe os bifes sem tempero no ovo e então coloque-os num prato com a farinha de rosca (não uso a farinha de trigo nesse prato, é só a farinha de rosca mesmo), e empane com cuidado, procurando cobrir completamente todas as partes do bife. Esquente o óleo na frigideira (jogue uma pitada de farinha de rosca para testar a temperatura, que estará boa se ao colocar surgirem umas bolhinhas, cobrindo toda a farinha), coloque poucos bifes por vez e então abaixe o fogo (como usamos o porco, a carne deve ser bem cozida por dentro), fritando até que fiquem dourados e cozidos por dentro. Coloque no papel toalha para tirar o excesso de óleo.

small-d2ece2b9a8-reduzirfotos-com

Sirva os bifes cobertos com o molho de páprica, acompanhado das batatas. Se curtir, prepare também um chucrute, conforme expliquei no início do post.

Print Friendly, PDF & Email

6 comentários em “Paprika Schnitzel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *