Porco Xadrez

porco-xadrez-menu-da-liliO porco xadrez é uma excelente opção para o inverno, quando até os comedores de salada mais bem intencionados desanimam só de olhar aquele monte de folha gelada. É um prato completo, com uma variedade considerável de verdurinhas, que dão cor e sabor pro seu almoço ou jantar. É muito rápido de fazer e basta um arroz para acompanhar. Também dá pra fazer tudo igual, substituindo o porco pelo peito de frango, mas o porquinho é bem mais saboroso, né?! E não se engane…Embora a carne de porco seja frequentemente associada a comida pesada e prejudicial à saúde, não é bem assim. A carne de porco magrinha, como o lombo, o filé e também cortes de pernil livres da pele e gordura, é nutritiva, rica em vitaminas e minerais e faz muito bem. Se quiser fazer algo diferenciado, invista em alguns temperos orientais básicos (veja os ingredientes opcionais abaixo), que dão um sabor mais exótico, incomum, pra agradar quem quer sair um pouco da rotina. Até meu pequeno (de 1 ano e 9 meses) comeu “tudaum”, pimentões e acelga inclusive, feliz da vida! Garanto que sua família também vai adorar! Faça o teste, curta e comente aqui!

Ingredientes:

– 500g de pernil magro ou lombo de porco, cortados em cubinhos
– 3 pimentões pequenos (1 amarelo, 1 vermelho e 1 verde), cortados em quadrados médios
– 1 cebola grande, cortada em cubos médios
– 2 cenouras médias cortadas na diagonal
– 4 folhas de acelga, cortada em quadrados médios
– cebolinha cortada em partes longas (5 cm mais ou menos)
– 2/3 xc de amendoim torrado sem pele
– Shoyu
– sal a gosto (pouco, pois os outros temperos também contém sal)
– 1 colher de chá de gengibre bem picado
– alho
Temperos opcionais (extras):
– 1/2 envelope de Hondashi (caldo de peixe japonês) – é salgado, portanto se for usar, cuide com o sal
– Molho tarê a gosto (opcional)
– 1 c.s de óleo de gergelim (opcional)
– 1 xc de café de saquê (opcional)

Modo de fazer:

Numa panela grande, frite com um pouco de óleo comum o alho, acrescente os cubos de carne de porco e frite, mexendo sempre para que a carne cozinhe por igual. Quando a carne estiver bem dourada, coloque um pouco de sal (se for usar Hondashi, coloque nessa hora, em substituição ao sal), acrescente o gengibre, a cenoura, um pouco de água (ou saquê) e cozinhe por uns 5 minutos. Desfaça os cubos de cebola com a mão e acrescente os quadradinhos. Aguarde uns 2 minutos e adicione os pimentões (se necessário, coloque mais um pouco de água ou saquê). Aguarde mais uns 2 minutos e adicione a acelga e as tiras de cebolinha. Coloque Shoyo (se quiser também um pouco de molho tarê e óleo de gergelim). Sirva com arroz e amendoim, que deverá ser salpicado sobre o prato apenas na hora de comer, para não amolecer.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

6 comentários em “Porco Xadrez

  1. Quem diria… Num momento fabricando peças de avião, e no outro se revelando uma verdadeira Chef . Parabéns aos dois pela iniciativa!!!
    Bons resultados podem ser obtidos também com frango. Sobrecoxa (mais gordura, mais macia), coxa (médio teor de gordura) e peito (baixo teor), todos desossados e da mesma forma cortados em cubos.
    Como um toque final, quando os alimentos estiverem praticamente cozidos, sugiro que se acrescente uma colher de sopa de Maizena dissolvida em água. Além de engrossar o molho, dá um aspecto brilhante que enriquece o visual.

    • Oi, Pagdi. Que bom achar você por aqui!
      Você viu?! Depois de fazer peças de avião, cozinhar até fica parecendo fácil, né?! A pessoa acha até que pode fazer um blog! rsrsrs. Excelentes dicas! Muito obrigada, apareça e continue mandando sugestões.
      PS – Amamos os presentes! Ainda bem que está fazendo bastante frio, não é?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *