Torta crocante de pêssego

5287816382a6f-reduzirfotos-comEssa torta crocante de pêssego é sobremesa de preguiçoso. Super rápida de fazer e não precisa nem esfriar para servir. Inclusive, é muito mais saborosa se servida quentinha, recém saída do forno, acompanhada de uma boa porção de creme de chantilly ou sorvete de creme. A base do recheio é pêssego em calda. A calda é usada no recheio. Levemente engrossada com maisena, o caldinho cremoso da torta lembra demais o recheio da tortinha de maçã ou banana do Mc Donald’s. Para quebrar um pouco o doce dos pêssegos, adicionei uma maçã verde picada. Uma delícia! Pode testar!

Ingredientes:

Recheio
– 1 lata de pêssegos em calda picada em cubos médios (reserve a calda)
– 1 maçã verde descascada e picada em cubos médios
– 1 xícara da calda do pêssego
– 1/2 xícara de água
– 1/2 xícara de açúcar
– 1 colher de sopa cheia de maizena
– 1 colher de chá de canela em pó

Massa para cobertura
– 3 colheres de sopa de manteiga gelada, em cubinhos
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo
– 1 colher de chá cheia de pó royal
– uma pitada de sal
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1/4 de xícara de leite integral

torta_crocante_de_pessego1

Modo de fazer:

Faça primeiro o recheio. Pique as frutas e dissolva a maisena na água fria. Numa panela alta, leve ao fogo as frutas, a água com a maisena, a calda, a canela e o açúcar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até que a mistura engrosse e cozinhe por alguns minutos (uns 3 minutos). Derrame a mistura em um pirex pequeno.

Faça então a massinha para a cobertura, que deverá ter a aparência de uma farofa molhada. Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, o sal, a canela e o pó royal. Acrescente os cubos de manteiga e amasse tudo com as pontas dos dedos, até formar uma farofa homogênea (cuide para que não fiquem pedaços de manteiga). Despeje o leite e, com a ajuda de um garfo, misture levemente (para que a farofa não perca a textura), apenas para umedecer a farofa. Pegue porções dessa massa com o próprio garfo e coloque sobre o recheio. A ideia é espalhar a massa em pedaços, de forma irregular mesmo.

Asse em fogo baixo-médio (205º), até que a massa doure.

Sirva quente, acompanhada de uma colherada de chantilly ou bola de sorvete de creme.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *