Merengue de morangos

small-68e49aca18-reduzirfotos-comQuando chega época de morango fico feliz da vida. Amo tudo nessa frutinha. A acidez que provoca aquela salivação atrás da lingua, o vermelho vivo e o formato românticos, que fazem lembrar um coração, a textura macia e suculenta… Sou fã nº 1! O merengue de morangos, pra mim, é uma combinação dos céus. Pode existir coisa melhor do que suspiro, chantily e morangos? Difícil! Agora uma verdade tem que ser dita…O suspiro é um bichinho traiçoieiro… É um exercício de paciência e requer um pouco de “manha”, de prática. Em cidades mais “modernas” você até encontra suspiro em forma de disco pra comprar pronto, mas certamente não onde eu moro. Se você não estiver a fim de ter trabalho, pode resolver o problema rapidamente comprando suspirinhos prontos na padaria mais próxima e montando um merengue em uma saladeira, sopeira ou bowl (nesse caso basta alternar camadas de suspiro, creme e morango, finalizando com morangos). Mas montar um merengue sobre um disco inteiro de suspiro é chic no último, vai?! A ideia de fazer um disco de suspiro me fascina, sem falar que é algo que minha mãe faz sempre, então tem ainda essa cara de tradição de família. Diz a lenda que o suspiro nesse formato (assim como os doces montados sobre ele) foi criado na Rússia e batizado pelo nome “Pavlova”, como uma homenagem à renomada bailarina Anna Pavlova, por se assemelhar àquela saia de ballet  (o “tutu”), feita de tule armado, muito parecido com um disco. Acho essa história o máximo! Mais um incentivo pra fazer a tal pavlova (que pode ser feita com qualquer fruta e chantily), ao invés de simplesmente comprar suspirinhos prontos. Bom… Com ou sem pavlova, vamos ao que interessa: a receita.

Links para navegação rápida:

Ingredientes

Para o disco de suspiro (“Pavlova”):
– 4 claras
– 12 colheres de sopa cheias de açúcar refinado (aprox. 1 e 3/4 xícaras)
– 1 colher de chá de vinagre branco (de arroz ou álcool)

Para o “recheio”:
– 1 pote de creme de leite fresco (também chamado “nata”)
– 2 caixas de morango (reserve alguns inteiros e com folha para decorar e corte os demais em lâminas, no sentido do cumprimento)
– açúcar a gosto (para o chantily e os morangos)

Opcional – calda:
– 3/4 xc de geléia de frutas vermelhas ou morango
– 1/4 de xícara de água morna

Modo de fazer

1) Antes de mais nada, coloque o creme de leite fresco no freezer (deixe por uns 20 minutos) e ligue o forno para pré-aquecer em temperatura baixa, a menor possível.

2) Comece então a fazer o disco de suspiro. Saiba de antemão que vai levar mais de 1h! Então paciência, deixa no forno entreaberto e vai fazer outra coisa (tenho quase certeza de que se ficar olhando leva ainda mais tempo! rsrs!). Forre uma forma redonda com papel manteiga em formato de um círculo e unte com manteiga (fiz uma sem untar e grudou! melhor untar pra garantir). Bata as claras em velocidade média até levantarem um pouco e então acrescente o vinagre. Bata mais um  pouco e comece a acrescentar o açúcar, pouco a pouco, batendo sempre. É açúcar pra caramba, então ele não vai dissolver completamente. As claras em neves vão virando um creme mais pesado, como um marshmellow mole e você sente que ainda terá cristáis de açúcar. É assim mesmo.

small-ecc8dc17bf-reduzirfotos-com

Espalhe as claras batidas em forma de um disco sobre o papel manteiga, alisando bem a parte de cima e as laterais (não deixe chegar até as laterais da forma). Asse em forno extremamente baixo (deixe a porta do forno entreaberta, com uma colher de pau, já que a temperatura ideal é de 150º ou menos, ao passo que a maior parte dos fornos convencionais têm como temperatura mínima 180º – além disso, nem sempre a temperatura marcada é exatamente a temperatura real do forno: deixe entreaberto mesmo).

small-31ae6b882e-reduzirfotos-comQuando o disco estiver seco e crocante por cima (dê uma batidinhas com uma colher), após ter assado por no mínimo 1h ou até mais, sem escurecer, retire-o do forno e deixe esfriar completamente. Só então desgrude o papel manteiga, com cuidado, para não quebrar muito.

 

 

3) Bata o creme de leite fresco com açúcar em ponto de chantily. Assim que o creme começar a ganhar corpo e ficar mais pesado (vire a tigela e ele não escorrerá mais), pare de bater. Se bater demais, o creme virará uma manteiga, ao invés de chantily. Deixe na geladeira até a hora de servir.

4) Lave bem os morangos, reservando alguns inteiros para enfeitar e cortanto os demais em forma de lâminas. Acrescente umas 2 colheres de sopra de açúcar, mexa e reserve na geladeira, tampado, até a hora de servir, para eles macerarem (ou seja, amolecerem e soltarem um pouco de caldo).

5) Monte o merengue o mais perto possível da hora de servir, para que o suspiro amoleça o mínimo possível. Coloque o disco completamente frio numa bandeja, cubra com o chantily, espalhe por cima os morangos picados, inclusive o caldo que se formou. Enfeite com os morangos. Se quiser melhorar ainda mais o visual (e deixar a sobremesa mais doce), misture 3/4 xícara de geléia de frutas vermelhas ou morango com 1/4 de xc de água morna, dissolva bem e com uma colher de sopa, derrame sobre os morangos e o suspiro.

6) Ponha na geladeira até a hora de servir.small-70590fbcf5-reduzirfotos-com

Dica 1: essa sobremesa pode ser feita com outros tipos de frutas, inclusive combinadas (p. ex. frutas vermelhas: morangos, mirtilos, amoras e framboesas).

Dica 2: O merengue pode ser montado com suspiros pequenos, comprados prontos, bastando que alterne numa tigela camadas de suspiros, chantily e morangos, terminando com os morangos.

Dica 3: O disco de suspiro também pode ser usado como recheio de bolos (substitua uma das camadas de recheio comum pelo suspiro coberto com duas camadas leves de chantily, uma em cima outra embaixo).

Print Friendly, PDF & Email

4 comentários em “Merengue de morangos

  1. Pingback: Torta tres leches - Menu da Lili

  2. Pingback: Biscoito de polvilho - Menu da Lili

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *