Bolo de mexerica

Bolo de mexericaAmo aquela mexeriquinha perfumada e ácida, que é impossível comer escondido… Basta romper a casca dessas frutinhas para impregnar seu aroma no ambiente e deixar aquele perfume delioso no ar. Só de pensar dá água na boca! Esse bolo, que leva na receita a mexeriquinha inteira (bagaço e casca), traduz muito bem o sabor da fruta, que pode ser sentido em cada pedacinho. Teste e comprove!

Links para navegação rápida:

Ingredientes

– 5 mexericas pequenas (2 com casca e 3 descascadas)

– suco de 2 outras mexericas (para umedecer o bolo e fazer a cobertura)

– 3 ovos

– 3/4 de xícara de óleo

– 1 1/2 xícara de açúcar

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro (para a cobertura).

– 1 tampa cheia de pó royal (equivalente a 1 colher de sopa)

Modo de fazer

– Descasque 3 mexericas e deixe 2 com casca. Corte todas ao meio, retire as sementes e pique em pedaços menores.

– Coloque no liquidificador a mexerica picada e adicione os ovos, o óleo e o açúcar. Bata bem, até desfazer os pedaços e obter um liquido meio espesso.

– Numa tigela, peneire a farinha e adicione o conteúdo do liquidificador aos poucos, mexendo bem até incorporar tudo. Acrescente o pó royal.

– Despeje a massa numa assadeira média, untada e enfarinhada, e asse em forno pré-aquecido, a 180 graus.

– Tire do forno, espere esfriar um pouco e então fure o bolo com um garfo e umedeça com o suco de mexerica, reservando aproximadamente 3 colheres de sopa do suco para a cobertura.

– Para a cobertura, hidrate o açúcar de confeiteiro com suco, em quantidade apenas suficiente para fazer uma pasta, um creme bem consistente (aproximadamente 2 ou 3 colheres de sopa). Espalhe o creme de açúcar delicadamente sobre o bolo e aguarde secar (aproximadamente 15 minutos).

Sirva e arrase com seu bolo fofinho, com cobertura levemente crocante!

Alho prático

alhopicado.jpg

Alho prático. Essa dica é quente!

Alho é fundamental em praticamente qualquer comida, não é verdade?!

Mas pode confessar… Quantas vezes a gente tá correndo feito louca pra conseguir colocar a comida na mesa e acaba colocando menos alho do que gostaria ou mesmo pulando o alho?

E aquele alho comprado pronto, apesar de prático, não é a mesma coisa…

A dica então é aproveitar aquele dia em que você tem um pouco mais de  tempo e descascar uma boa quantidade de alho, picar (ou amassar) e conservá-lo no azeite de oliva ou óleo, para usar depois. Escolha um vidro bem lacrado, lave bem, escalde em água fervente e preencha com o alho picado. Em seguida, cubra todo o conteúdo com azeite ou óleo, mexendo para que o líquido penetre. Se preferir, pode apenas descascar o alho e conservá-lo inteiro. Feche bem o vidro e conserve-o na geladeira, por até 01 mês. É uma mão na roda e o sabor fica bem melhor do que usar o alho picado comprado pronto! Faça o teste!

Molhos para salada

Salada tropical da Lili

Molho para salada

Um molho diferente é capaz de transformar uma salada. Ainda que seja um simples mix de folhas verdes, se variarmos o molho usado para temperar podemos obter diversas combinações diferentes. Abaixo destaco alguns molhos para salada testados e aprovados, para você experimentar na sua casa:

1) Molho de mostarda e mel

Misture 1 colher de sopa de mostarda (de preferência dijon), 1 colher de chá de mel, 1 colher de sopa de molho shoyo, 1 pitada de orégano, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 pitada de sal, 1 colher de chá de vinagre, 3 colheres de sopa de água.

2) Molho de iogurte com hortelã

Misture 4 colheres de sopa de iogurte natural ou coalhada, acrescente as folhas de um ramo de hortelã (bem picada), adicione 1 colher de chá de azeite e sal a gosto. Se quiser, acrescente um pouco de creme de leite ou mesmo leite, para suavizar a acidez do iogurte e tornar o molho mais líquido.

3) Molho balsâmico com ervas

Misture 2 colheres de sopa de aceto balsâmico, 1 colher de sopa de água, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de shoyo, 1 dente pequeno de alho espremido, uma colher de sopa de cebola picada bem pequena, ervas secas (ex. tomilho, alecrim, orégano), salsinha e cebolinha frescos, bem picados.

Obs. Pode ser conservado em geladeira por pelo menos 1 semana.

4) Molho tártaro

Misture 3 colheres de sopa de maionese (pode até ser light), 1 colher de sopa de mostarda amarela comum, 1 colher de chá de ketchup, 1 colher de sopa de cebola bem picada, 1 picles de pepino bem picado, sal a gosto.

Para mais sobre o tema, clique aqui e confira algumas dicas para tornar sua salada mais interessante.

Baked potato de batata doce

5330380b240c1-reduzirfotos-comEssa baked potato de batata doce é especial pra galera da maromba, em homenagem à fase fit do pessoal aqui de casa. Já vou logo adiantando que é super rápida e prática (é de microondas! amo!), e qualquer um consegue fazer. Se você também tá pegando pesado no treino e não aguenta mais comer batata doce e peito de frango cozidos, com certeza vai adorar essa receita. Se tá apenas tentando manter a forma e com vontade de comer uma coisa gostosa sem abusar, essa receita também vale pra você. Pra quem não tá ligado Leia mais »

Mini sanduíche de tomate cereja

Mini sanduiche de tomate cerejaLeve, mas marcante. É uma boa descrição para esse mini sanduíche de tomate cereja, que é recheado com queijo branco, talo de erva doce e um toque de geléia de pimenta. Petisquinho totalmente inofensivo, saudável e light (como a geléia de pimenta é intensa, basta um tiquinho pra dar aquele sabor, sem sabotar a dieta). Perfeito para aquelas ocasiões Leia mais »

Pão italiano a qualquer hora, em apenas 2 minutos!

pao_italiano

Pão italiano é uma coisa que eu respeito muito e que jamais pretendo fazer em casa… Um pão italiano decente, de verdade, com aquela casca grossa, crocante e aquele sabor ácido peculiar, é feito a partir de um fermento natural que pode levar meses pra ser preparado (não, não é o fermento biológico que é vendido em mercados). Muitos pães italianos de renome vêm de fermentos que foram feitos há anos e são Leia mais »

Crocante de castanhas

O crocante de castanhas, chamado praliné, é um curinga. Pode ser usado para incrementar qualquer sobremesa (gosto muito de usar na mousse de chocolate) ou simplesmente para incrementar um sorvete, que fica super especial. Essa receita é feita com a castanha do pará, mas pode ser substituída por nozes, amêndoas, macadâmia, castanha de caju ou mesmo o amendoim.

Links para navegação rápida:

Ingredientes:

– 100g de castanhas do pará torradas e picadas

– 1 1/2 copo americano de açúcar

– manteiga para untar

 

Modo de fazer:

– Pique as castanhas e deixe-as à mão, reservadas.

– Prepare uma superfície para espalhar o crocante, de preferências o mármore da piam untando com manteiga (se não tiver pia de mármore, use uma bandeja forrada com papel manteiga untado).

– Leve o açúcar ao fogo médio-baixo, para que derreta completamente. Mexa sempre, para não queimar as beiradas e vá apertando os grumos com a colher, para dissolvê-los completamente. Assim que o açúcar derreter completamente (não espere a calda escurecer).

– Jogue as castanhas picadas, misture rapidamente para não queimar e coloque as castanhas açucaradas sobre a superfície untada, espalhando e aplainando com a colher. Deixe esfriar completamente.

– Para quebrar o crocante em pequenos pedaços, envolva-os em um pano de prato bem limpo e triture com uma colher de pau ou martelo de carne.

Mousse de chocolate

image

Poucas coisas na vida trazem mais felicidade do que chocolate. E essa mousse é puro chocolate, com textura incrivelmente cremosa. Gosto de acrescentar uma cobertura (opcional) de crocante de castanha do pará, como na foto acima, pra contrastar com a textura cremosa e quebrar o amarguinho maravilhoso da mousse. Ótima opção de sobremesa em qualquer ocasião. Sucesso garantido! Não tem erro! Vamos à receita:

Ingredientes da mousse:
– 400g de chocolate meio amargo
– 1 1/2 xícara de leite integral fervendo
– 1 colher de sopa de café solúvel
– 1 dose de rum
– 4 claras em neve
– 2 gemas
(Opcional: 2 a 3 colheres de sopa de açúcar)

Modo de fazer:
Quebre o chocolate em pedaços (não precisa picar) e ponha no liquidificador. Dissolva o café no leite bem quente e coloque sobre o chocolate. Bata bem, até todo o chocolate derreter. Acrescente o rum e as 2 gemas e bata por uns 2 minutos. Bata as 4 claras em neve. Acrescente o conteúdo do liquidificador às claras com cuidado, pouco a pouco, e vá misturando com uma colher. Se necessário, use de leve a batedeira, na função pulsar, só para desfazer pedaços maiores da clara (se bater demais o mousse perderá a cremosidade). Leve à geladeira por 2 a 3 horas antes de servir.
Se quiser caprichar ainda mais, faça o crocante de castanhas.